Instituto Maria Montessori
 

HISTÓRIA MONTESSORI

      No dia seis de agosto de 1969, iniciaram-se as atividades do Instituto Maria Montessori, fundado pelas professoras Iêda de Oliveira Silva e Maria de Oliveira Silva. O Instituto Maria Montessori surgiu de um ideal de escola diferente, onde o aluno é o centro de todas as atividades, uma escola em que ele é a pessoa mais importante.

As fundadoras do colégio, após pesquisarem sobre métodos de ensino, decidiram-se pelo Sistema Montessori, no qual a criança é orientada no sentido de ser responsável, livre, emocionalmente equilibrada e engajada na sociedade em que vive. O Sistema Montessori é conhecido e aplicado no mundo todo e também aqui em Contagem. O lema do Instituto Maria Montessori é "Liberdade, Estímulo e Autodeterminação".

Durante toda a minha vida tenho proclamado a necessidade da liberdade de escolha, da independência de pensamento e da dignidade humana. Todavia, entendo que a verdadeira liberdade é aquela interior, que não pode ser ensinada. Não pode nem mesmo ser conquistada. Pode somente ser construída dentro de si, como parte da personalidade e, se isto acontece, não poderá mais ser perdida." (Maria Montessori, New York - 1951)

O Instituto é uma escola altamente conceituada, não só no município, como também junto aos órgãos de educação de Minas Gerais, pela excelente qualidade do ensino ali ministrado.

 
   
  Instituto Maria Montessori
  R: Manoel Teixeira de Camargos, 521 - Eldorado
  Contagem - MG - Brasil - TeleFax: 3391-1204